Playa Del Carmen: Terceira maior cidade do estado, sofreu um brusco crescimento populacional nas últimas décadas. Milhares de pessoas migraram para ali trabalharem no setor turístico.
Situada a menos de uma hora de Cancun, grande parte das atrações da região fica mais próxima a Playa, como a ilha de Cozumel e os parques ecológicos. Em Playa, encontram-se tanto hotéis mais simples e baratinhos como um complexo “a la Cancun” de hotéis e resorts de cadeias internacionais. A Quinta Avenida em Playa merece uma visita. Rua charmosa paralela a praia, cheia de lojas, barzinhos e restaurantes. Lembrou-me a Rua das Pedras em Búzios.
Xcaret: Parque ecológico localizado num porto e centro mercantil da era Maia. Desde sua fundação, foram desenvolvidos vários programas de reprodução e conservação da flora e da fauna mexicana. Lá é programa pra um dia inteiro pois a gama de atividades é enorme e para todas as idades: praia, rios subterrâneos, torre de onde se tem uma vista privilegiada da região, capela, cemitério típico, aquário, borboletário, animais para apreciar como tartarugas (de todos os tamanhos!), macacos, pumas, etc e o melhor show folclórico que já assisti que acontece todas as noites.
Tulum: Tulum é uma palavra Maia para barreira ou parede, daí o nome deste outro sítio arqueológico que corresponde a uma antiga cidade muralhada Maia e que também servia de porto. É um lugar lindíssimo e são as únicas ruínas preservadas banhadas pelo azul do Mar do Caribe. Além de passear por estas ruínas e por uma vasta vegetação, ainda pode-se aproveitar a praia. A entrada custa $51 pesos mexicanos (em torno de R$7). Devido ao grande número de visitas turísticas, hoje Tulum também caracteriza um “pueblo” (pequena cidade) e uma zona hoteleira na região.
Cancun: Quando se chega a Cancun tudo já aumenta de proporção. Chegando a “Zona Hotelera” que se estende por 23km, encontramos de um lado as praias que fazem os olhos brilhar devido a cor da água do mar e a toda sofisticação dos hotéis e resorts que imperam a sua beira.
Do outro lado está a lagoa e uma variedade de bares, restaurants e lojas. Ao final encontramos também pequenos shoppings e outlets e não muito longe dali está o centro da cidade, região onde turistas já se misturam com os moradores locais. É uma cidade que foi construída num espaço geográfico super abençoado para explorar o turismo e que faz de fato jus a fama internacional que tem.