Tuesday, June 28, 2011

Ah Barça... você é única!

Como filha de arquiteto, cresci ouvindo a respeito de Barcelona. A super bem sucedida revitalização da cidade e plano urbanístico devido as Olimpíadas de 1992 que todos usam de exemplo e as inusitadas obras de Gaudí são fatos que conhecia desde criança.

Mas ironicamente a primeira vez que visitei a Espanha em 2002 eu não fui a cidade catalã. E meu pai só foi explorar pessoalmente tudo que conhecia pelos livros no ano passado. Além de Barcelona, ele visitou outras cidades na Europa, mas voltou dizendo que nada é igual a Barcelona. E eu comigo, pensei: Claro, deve ser como um parque de diversões pra ele! Até que esse ano tive a oportunidade de voltar ao país espanhol e me certifiquei de não deixar a famosa Barça de fora.

Eu já havia estado na região de Madrid, na região da Andalucía e na região da Extremadura. Quando cheguei em Barcelona, região da Catalunha, de certa forma não me senti na Espanha. O forte espírito nacionalista é facilmente sentido e percebido. Todos os sinais de trânsito por exemplo estão em catalão e não espanhol. Além disso, me parece ser a cidade mais européia da Espanha. Super cosmopolita, nota-se gente de tudo quanto é lugar.

No entanto, a diversidade não está apenas nos diferentes rostos e idiomas que se escuta ao caminhar. Barcelona tem inúmeras atrações e para todos os gostos! Um pouco de antiguidade apreciada no bairro gótico e ruínas romanas. Muita arte e de tantos estilos... a cidade parece mais um museu a céu aberto com seus parques, edifícios, casas, ruas e igrejas sempre apresentando algum elemento artístico e decorativo. São eventos e muitas lojas a cada bairro que se visita. E a tudo isso que a faz digna de ser chamada uma grande metrópole, acrescenta-se o clima mediterrâneo com suas praias, áreas esportivas e feirinhas. E não posso deixar de mencionar o time de futebol Barcelona, o clube mais vencedor da última década, que agrega valor a cidade.

Como turista, adoro caminhar pelos lugares e me ver andando no meio das pessoas (visitantes como eu e moradores). Mas infelizmente meus dias em Barcelona foram super curtos e portanto experimentei pegar um daqueles ônibus turísticos. Havia muita coisa para ser vista e eu não conseguiria aproveitar tanto quanto se eu apenas usasse transporte público (ainda mais considerando o bairro – e montanha – Montjuic, onde muitas atrações se encontram). Portanto, sugiro fazer assim em caso de uma rápida passagem pela cidade. Por 20,70 você pode subir e descer quantas vezes quiser do ônibus e o tempo de espera no ponto não passa de 7 minutos. Além disso, há aquele audio guia que fornece informações de todos os pontos passados.

Apesar de ter sido a cidade mais cara que visitei na Espanha, o metrô surpreende e você pode comprar um passe de 10 viagens por apenas €7,95.

Abaixo deixo três links de ótimos sites informativos sobre a cidade. O primeiro, é do órgão oficial de turismo de Barcelona. O segundo, é do TripAdvisor, meu site de viagens preferido. E o terceiro, stay.com, onde você pode montar o teu próprio roteiro e depois baixa-lo em PDF.

E a conclusão? Meu pai estava certo... Barcelona é única! ;)

http://www.barcelonaturisme.com/English

http://www.tripadvisor.com.br/Tourism-g187497-Barcelona_Catalonia-Vacations.html

http://www.stay.com/barcelona/

2 comments:

Mári said...

Da próxima vez pode me levar junto!

Camille said...

realmente parece ser uma cidade única! adorei o blog! uma gracinha!
bjs