Wednesday, April 6, 2011

Um tour por SEGOVIA!




Se você está morando ou passeando por Madrid, não pode deixar de separar um dia para visitar Segovia, cidade possivelmente remota a alguns anos a.C! A cidadezinha pertence a província de Castilla y León e possui cerca de 57 mil habitantes. Além da possibilidade de alugar um carro para ir até lá, os trens são os meios de transporte mais comuns para se chegar até Segovia. Há o trem de alta velocidade que leva cerca de 30 minutos desde Madrid e também o trem paradouro que leva 2h desde a estação Atocha, a principal estação da capital espanhola.Ao chegar na estação de Segovia, pode-se pegar um ônibus logo em frente que custa apenas alguns centavos e te deixa aos pés do famoso aqueduto de quase 2 mil anos (e detalhe: que ainda funciona)! Não se sabe datar precisamente a construçãodeste, mas as pesquisas variam entre o final do primeiro século e início do segundo. É a obra de engenharia civil romana mais importante na Espanha e junto com a cidade foram declarados Patrimônios da Humanidade.
Passando por esses arcos na Plaza del Azoguejo, há um centro de recepção aos visitantes onde você pode pegar mapas para te auxiliar na caminhada pela cidade. Descendo a rua Cervantes e a Juan Bravo você passará por monumentos e prédios históricos que hoje abrigam escolas e instituições governamentais. Vale uma pausa na
Plaza San Martin, que ainda conta com a Igreja de San Martin que possui aspectos moçárabes em sua construção. Esse tipo de arte se refere aos cristãos ibéricos que viveram em territórios conquistados pelos muçulmanos na invasão pelos árabes na Península Ibérica e guardaram alguns costumes deles mesmo sem se converterem ao Islã.
Um pouco adiante da Plaza San Martin você encontrará o Convento de Corpus Christi, que era a antiga sinagoga Mayor e logo cairá no bairro judeu, população que foi crescente em Segovia durante a Idade Média quando a industria de tecido explodiu. Seguindo as muralhas de Segovia, construídas quando Alfonso VI de Léon tomou a cidade dos árabes, além de uma
bela vista (dependendo da época que você for, dá pra ver a neve ainda não derretida nas montanhas ao fundo) pode-se ver também o cemitério judio.
Enfim, chega-se ao Alcazar de Segovia, o palácio real documentado pela primeira vez no ano de 1122. Foi a residência preferida de alguns reis e uma das inspirações para a o Castelo da Cinderela da Disney. Além da visitação interna, na qual você baba com a arquitetura, as artes e os ouros, também pode-se fazer uma visita a mais alta das torres. A visitação completa custa 6,50 €.
Na volta do Alcazar, pegue a rua Daoiz que te levará a Plaza Mayor. Lá além de se deliciar naqueles barzinhos europeus, você não pode deixar de entrar na Catedral da cidade, a mais bonita que eu ja fui até hoje. Ela foi a última catedral gótica construída na Espanha, possui 18 capelas e 3 portais. A visita custa 3 €.
Em apenas um dia você pode desfrutar desse patrimônio da humanidade que vive particularmente desse "turismo de um dia", mescla tantas culturas e vem investindo cada vez mais, lançando inclusive sua candidatura a capital européia da cultura em 2016. E por quê não? ;)

1 comment:

Lívia said...

eu tô encantada com a imponência do aqueduto e com o palácio!!