Monday, September 20, 2010

TOP 5 IGREJAS PARA VISITAR NO RIO!


A cidade maravilhosa é tão conhecida pelas suas belas paisagens, pela natureza que habita junto ao urbano, pela cultura praiana, esportista e por aí vai.
Mas o Rio também é sinônimo de tanto mais! A cidade guarda um grande acervo de prédios e monumentos histórico culturais, grande parte como herança deixada pela época de capital Imperial!
Nesse clima pensei e selecionei 5 igrejas que eu pessoalmente acho que não podem deixar de ser visitadas.

1 – MOSTEIRO DE SÃO BENTO

Esse monumento de arte colonial é localizado no centro da cidade, no morro de São Bento. Foi fundado por monges beneditinos vindos da Bahia no ano de 1590. O edifício foi todo construído ao longo do século XVII. A fachada segue a estética maneirista enquanto o interior vai do barroco ao rococó. A sensação é de total deslumbre ao entrar na igreja, toda forrada com talha dourada. Há visitas guiadas à igreja e toda missa de domingo conta com canto gregoriano! Imperdível para quem gosta da exuberância barroca!

Aberto diariamente das 7h às 18h.

Missa aos domingos às 10h.

Endereços: Acesso pela rampa: Rua Dom Gerardo, 68 - Centro - Rio de Janeiro / Acesso pelo elevador: Rua Dom Gerardo, 40, 5º andar

Telefone: (21) 2206-8100

2 – CANDELÁRIA

A igreja da Candelária logo se destaca pela sua importância na história e pela sua grandeza em meio ao burburinho do centro, quase beirando a Baía de Guanabara. A sua origem se remonta ao início do século XVII quando uma tempestade quase fez um navio intitulado Candelária naufragar. Nesse navio viajava um casal de espanhóis que fez a promessa de edificar uma igrejinha caso conseguisse se salvar. E assim ocorreu. Essa história pode ser vista nos murais do interior da igreja, decorada em um misto neoclássico e eclético.

Os horários de visitação são: Seg-Sex, 7h30-16h - Sáb, 8h-12h - Dom, 9h-13h

Endereço: Praça Pio X - Centro

Tel. 21 2233-2324

3 – SÃO FRANCISCO DA PENITÊNCIA

Atrás de uma fachada simples, esconde-se uma igreja barroca considerada uma das mais importantes do país. O interior é excêntrico no estilo. A talha dourada dos altares e paredes cobre toda a superfície disponível e a pintura do teto de madeira, que retrata a glorificação de São Francisco, é em estilo ilusionista barroco. Está localizada no Largo da Carioca, no morro de Santo Antônio, num conjunto que também conta com o Convento de Santo Antônio. E ainda, a igreja hoje funciona como Museu de Arte Sacra. Vale a pena dar uma ligada antes de ir visita-la pois vira e mexe encontra-se fechada.

Horários: Ter-Sex, 9h-12h, 13h-16h

Endereço: Largo da Carioca, 5 - Centro

Tel. 21 2262-0197

4 – IGREJA DO OUTEIRO DA GLÓRIA

Vale a pena reservar um dia para caminhar ou pegar o plano inclinado para visitar essa igreja que tantos visualizam lá em cima do morro da Glória ao passar pelo Aterro do Flamengo. Além de uma bela vista do centro da cidade, do bairro da Glória e da Baía de Guanabara, essa igreja encanta com suas pilastras de cantaria, teto abobadado e azulejos. Inaugurada em 1739, tornou-se a queridinha da família real portuguesa. E logo nela foram batizados muitos membros da família imperial, inclusive Dom Pedro II e a Princesa Isabel. É tombada pelo IPHAN.

Endereço: Praça Nossa Senhora da Glória, 135/204

Telefones: (21) 2225-2869
(21) 2557-4600

5 – LAPA DOS MERCADORES

E para finalizar a igrejinha que enfeita um charmoso beco na rua do Ouvidor, entre as ruas do Mercado e Primeiro de Março. A decoração interior é em estilo rococó. Olhando para seu teto me lembro de um daqueles bolos bem ornamentados! Originou-se em 1743 quando comerciantes e moradores da área ergueram um pequeno oratório. Dentro da igreja é possível ver uma estátua que foi atingida por um tiro durante a Segunda Revolta da Armada brasileira e apesar de ter caído de 25m de altura, não sofreu muitos danos.

Horário: Seg-Sex, 8h-14h

Rua do Ouvidor, 35 - Centro

Tel. 21 2509-2339


3 comments:

mariah said...

gostei! tá lindo o texto ;)

Lazzarus said...

Pra turista nenhum botar defeito! Aliás... Eu diria que são lugares pra TODO carioca conhecer!! Way to go!

Sandra Santos said...

Tenho que conhecer esses lugares. A da Glória merece um retorno. Bjus :D