As vezes não sabemos aproveitar e explorar coisas que estão ali pertinho de nós. Há dois anos e meio moro próximo ao Aterro e Praia do Flamengo. Por várias vezes já fui ali pedalar, jogar frescoball, caminhar ou simplesmente sentar para bater papo e admirar a paisagem. Acho essa praia extremamente bonita (apesar da baía poluída e da impossibilidade de banho). Dali se tem a vista do Morro da Urca, do Pão de Açúcar, do bondinho vagando entre eles; do aeroporto Santos Dumont e dos aviões aterrizando; da Ponte Rio-Niterói; das praias e fortes da cidade vizinha.
E não pára aí, todo o espaço do Aterro (que estende-se do Santos Dumont, passa pelo MAM, pelo Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, etc, até o início da Praia de Botafogo) é super arborizado, cheio de maritacas que o fazem olhar pra cima as procurando, e caracterizado por várias opções de atividades. São quadras de futebol, basquete, vôlei, tênis. Escolinhas de esportes. Pistas para patinar, andar de skate, bike, levar as crianças e a cachorrada. Tudo isso ali fazendo parte da cidade desde 1965 com toques de criação de Affonso Eduardo Reidy e Roberto Burle Marx.
Uma resolução que fiz no início desse ano foi fazer atividade física. Consertei minha bicicleta e até então tenho conseguido fazer as idas ao Aterro regulares (Yay, ainda é cedo pra comemorar?) E então que me bateu esse sentimento – quanta patetice não viver mais as coisas boas que nos rodeiam. As bençãos que estão ali e não percebemos. Olhe ao redor de onde você mora ou trabalha, busque, encontre… você pode descobrir que não é preciso muito para se exercitar ou que estava perdendo aquele café delicioso na padaria da esquina ;)
* A Praia do Flamengo está ali, livre, leve e solta todos os dias da semana a qualquer horário. O Aterro do Flamengo é fechado aos domingos e feriados das 9h da manhã as 17h. O aluguel de uma bike custa em torno de R$15 a hora e a água de coco, R$3. Nessa area, há 3 estações de bicicleta da Bike Rio, as laranjinhas que vêm colorindo a cidade. São elas: Ferreira Viana, Largo do Machado e Marquês de Abrantes. Aproveite para ler como o projeto funciona.
3 comments:
Bom, aqui por perto tem uma pracinha e uma igreja! Vou aprecia-las mais! hahahahaa
Lindo post. Devemos sim aproveitar melhor nosso entorno. :D
to curtindo fazer caminhada na ciclovia recem inaugurada perto de casa rs... nao eh o aterro,mas é uma regiao agradavel. e qero conhecer as instalações do rock in rio que agora se tornou um parque. bruno foi andar de skate la e disse q ficou bem legal.
Post a Comment